quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bom dia galera!

Sou Bianca do grupo Diamantinos, sala 1ºG do colégio Rotary. E vim fazer um post sobre a história de Itapuã, bairro localizado na cidade de Salvador do estado da Bahia.

De origem tupi guarani;
Alguns dizem que Itapuã significa “Pedra que ronca”, da origem de uma pedra que fazia um barulho semelhante a um ronco toda vez que a maré esvaziava.
Já outros, afirmam que significa “Pedra de ponta”, na história, há notícias da pedra desde o século XVI. Gabriel Soares de Sousa registrou em um Tratado Descritivo do Brasil, em 1587: “Esta ponta é a que na carta de Mareas se chama Lençóis de Areia, por onde se conhece a entrada da Bahia”.

Os indígenas foram os primeiros habitantes do local, e foram eles que nomearam o local de Itapuã. Alguns relatos dizem que Itapuã era parte de uma grande fazenda, o que nunca foi comprovado. O que se sabe com certeza é que Itapuã já teve diversas nomeações. A origem do bairro está relacionada às diferentes narrativas que se contradizem e completam, e algumas vezes fazem parte de muitos mistérios associados ao local.

Em 1873, o engenheiro Zózimo Barrozo construiu um farol com 21 metros de altura (O farol de Itapuã), para sinalizar bancos de areias que haviam ali e orientar a navegação marítima, que originalmente era de cor roxa-terra que emitia uma luz branca, ajudando as navegações que vinham de longe. Em 1939, foi pintada em faixas de cor branca e laranja, e em 1950, Foi finalmente pintada para branco e vermelho, cores que continuam até hoje. Na década de 50, o bairro abrigou um grupo de pescadores que viviam de artesanato, pesca e pintura naval. Porém o que os enriqueceu foi a pesca de baleia para fazer o refino do óleo que logo após foi vendido e utilizado na iluminação pública.

Nos anos 70 que Itapuã passou a receber pessoas que se mudavam de longe para se fixar aqui, foi ocupada por condomínios e casas, se tornando um dos bairros residenciais mais famosos e populosos de Salvador, abrigando aproximadamente 270 mil pessoas.

Fontes:
Portal de Itapuã
Gosto de ler

Um comentário: